Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

terça-feira, 25 de junho de 2013

Bairro dos Pires recebe ensaio para o orçamento participativo

Comunidade do bairro dos Pires

Foi anunciado na última semana de fevereiro um encontro entre secretários de governo Hadich com a comunidade do Bairro dos Pires. A reunião aconteceria na capela Santo Antonio nos Pires de baixo. Esse encontro, foi o primeiro do novo governo a ser realizado na área rural. O objetivo do encontro foi apresentar a comunidade os secretários de governo, os trabalhos desenvolvidos e preparar a população para o orçamento participativo. Para isso estiveram presentes pessoas ligadas as pastas de maiores urgências as solicitações da população na Prefeitura, no caso dos Pires a necessidade imediata foi transporte, saúde, meio ambiente e segurança.
Pronunciou no encontro, João Geraldo Lopes Gonçalves, assessor de gabinete, Andrea Soares, secretária de transportes, André Moises da guarda civil municipal, Tiago Valentin Georgette, da secretaria de meio ambiente, o vereador Dinho (PSB) e o capitão Ikeda da Polícia Militar. A ONG Viva Pires e o Jornal Pires Rural estiveram presentes, bem como uma pequena parte de moradores do Pires de baixo além de alguns outros representantes do poder público. O fechamento da reunião se deu com a promessa de novos encontros e encaminhamentos das solicitações enfatizadas pela comunidade.

Segundo João Geraldo Lopes Gonçalves, assessor de gabinete do prefeito Paulo Hadich (PSB), disse que esse tipo de encontro “está no programa de governo do prefeito tratar a questão da participação popular, que se dará de forma efetiva. Hadich recomendou as secretarias que façam uma leitura de como está os bairros, levantando as demandas para cada secretaria fazer o seu planejamento. É também um ensaio para o orçamento participativo, outra forma de participação popular. Esse é o objetivo; levantar as demandas, se apresentar a comunidade, conversar sobre a participação popular e preparar os mecanismos para o orçamento participativo que se estende a zona rural. Essa região onde estamos receberá reuniões a partir de março, para saber da população quais são as prioridades para o orçamento de 2014 da prefeitura de Limeira”, salientou João Geraldo.

Ouvimos as pessoas da comunidade que estavam presentes ao encontro, alguns não quiseram se identificar, mas a grande parte estava confiante no novo governo e satisfeita por poder conhecer os funcionários públicos que podem interferir diretamente na vida de cada um dos presentes. De acordo com o Sr. Salviano, “Moro há 10 anos aqui, gosto daqui e não quero sair. Peço as autoridades ver o lado nosso. A esperança é que possa vir mais ônibus, nos horários certos, que arrumem bem as estradas que estão sempre ruins. Precisamos de uma segurança mais adequada para o pessoal do bairro, para não se sentir acuado. Percebi que nesse governo o prefeito vem demonstrando trabalho e estou apostando nele”, comentou o morador.

Andrea Soares, secretária de transportes de Limeira abordou que é responsável por trânsito, frota de carros da prefeitura e o transporte público. Segundo ela “o transporte é o que está ‘menos ruim’ dentro da secretaria. Estou tentando socorrer o que é mais urgente”. Apontou que a sua equipe é muito reduzida e sua missão é reestruturar toda secretaria, além de traçar o plano de mobilidade urbana para a cidade. Respondendo as perguntas sobre a deficiência do transporte público para o bairro, Andrea destacou que fará uma reformulação na cidade inteira. “Eu tenho reclamação de todos os pontos da cidade, não é uma exclusividade do bairro dos Pires. Todas as linhas serão revistas e mudadas, só que isso não será de um dia para outro. Por falta de fiscalização aconteciam os atrasos e corte de itinerários dos ônibus, vamos fiscalizar a partir de agora. Essa reunião é muito importante pra saber das necessidades de vocês”.

Outro morador ouvido foi José Domingues, que viu nesse encontro uma luz nas respostas das autoridades frente aos problemas do bairro, “precisamos das obras públicas para constante manutenção das estradas e patrulhamento para dar mais segurança a nossa gente. O importante dessa reunião é o contato com as autoridades, eles se mostrarem se comprometerem mais. Podemos até não conseguir aquilo que procuramos, mas pelo menos temos uma resposta e sabemos o porquê não estão fazendo, se por um acaso não fizerem. A conversa é boa porque eles expõem as dificuldades deles e nós colocamos as nossas”, concluiu.


O representante da Guarda Civil Municipal, André Moises, falou aquilo que o Jornal Pires Rural já tinha abordado na edição anterior, nº 124. O Pelotão Rural da Guarda Civil Municipal tem uma viatura, e outra que chegou do conserto, portanto duas saveiros para cobrir os 800 km de estradas rurais de Limeira e que aguarda a contratação do serviço de aluguel de carros, por parte da Prefeitura, para que venham mais veículos e “a população veja mais a atuação da guarda”.

Tenente Ikeda da Polícia Militar iniciou dizendo que é o responsável pela 5ª Cia da PM que atende o bairro dos Pires com a viatura da Patrulha Rural. Há poucos dias no comando, o Tenente disse já ter modificado o itinerário do Patrulhamento Rural durante a semana, para atender a demanda da população. Segundo o Tenente “esse novo itinerário muda consideravelmente o atendimento a população da área rural” e que as demandas da população podem ser encaminhas mensalmente as reuniões do Conselho de Segurança, sendo a próxima reunião na sede da CIESP dia 22 de março. Ikeda salientou a importância de registrar o boletim de ocorrência (B.O.) na base da Polícia Militar para que no planejamento da Patrulha sejam focados lugares onde estão ocorrendo os delitos e inibi-los. Juntamente com a reorganização do Patrulhamento, foi reiterado que os moradores da área rural podem fazer ligações para o celular Nextel, que fica em posse dos policiais que estão no carro do Patrulhamento Rural, para atendimento exclusivo da área rural, facilitando a comunicação rápida com a Polícia, o número do telefone é 7811-6377, esse telefone não recebe ligações a cobrar.

Para outro morador tudo o que foi falado ele já ouviu em outras reuniões que aconteceram pelo bairro, acha importante o que estava acontecendo, mas está sempre repetindo os temas e nunca é tomando providências. “Um exemplo é que há mais de 10 anos ouço falar dos condomínios de chácaras que vão parar, não vai sair mais e isso nunca acontece. Hoje são apenas mais promessas. Que Deus os ajude a resolver, mas não vai resolver”, comentou Valdecir Pereira.

Tiago Valentin Georgette, da secretaria de meio ambiente, disse que nessa nova gestão pretendem mudar o foco da pasta, “queremos transformar a identidade da secretaria para abordar a questão da educação ambiental, ajudar a mudar a sociedade e pensar porque geramos resíduos, sabendo que nossas condições são finitas. Não queremos apenas prestar serviços como poda de árvores e recolhimento de lixo para a população”. Falando sobre chácaras de recreio Tiago destacou que “Existe um grande trabalho sendo feito pelas secretarias de planejamento, meio ambiente, segurança, transporte e agricultura para tentar frear o aumento das chácaras de recreio. Conclamamos todos vocês que sejam vigilantes nesse aspecto. Quando tiver um recorte de uma propriedade para criação de chácara de recreio avisem a Prefeitura. Porque novas chácaras podem trazer mais problemas para vocês como maior volume de lixo, de festas, de carros, aumento da violência, invasão de propriedades para levar as laranjas cultivadas. Isso é um trabalho que a Prefeitura tem que fazer junto com a comunidade. É um pedido, vamos nos unir”, orientou o diretor da pasta de meio ambiente.

Para a senhora Delci Alves disse que ficou sem resposta como a liberação de documentos para das chácaras. “O pessoal do meio ambiente não deixou muito claro se realmente vai ser liberada a documentação das nossas chácaras. Vai ser preciso fazer outra reunião. Espero que Sr. prefeito libere os documentos”, declarou

Maria Aparecida de Oliveira há 8 anos nos Pires, conseguiu comprar sua chácara para poder morar com a família, disse que seu poder aquisitivo não daria condições de comprar uma casa na área urbana, por isso optou pela área rural. Sobre o encontro falou que “foi interessante, trataram da segurança e da regularização dos condomínios de chácaras, e sobre barrar os condomínios, por que não pode ser feito mais. Estou com esperança nesse governo, acredito agora que vai desenrolar, foi um bom começo. Mas vamos cobrar”, observou.

Outra senhora que não quis se identificar expressou seu desapontamento por não aparecer ninguém da secretaria de planejamento. “O planejamento ficou faltando e há um grande problema aqui. Eles englobam tudo em chácara de recreio e no meu caso não é. Precisamos de apenas uma assinatura da Prefeitura para poder separar a água e a força. Faz quatro anos que vou à Prefeitura, e nada. Já conheço a Prefeitura inteira. Moro em um sítio que ficou de herança e foram construídas novas casas e eles não liberam água e força separadas. Temos apenas um relógio e eu trabalho com costura em casa, dividimos a conta, mas sempre fica a impressão que sou eu quem dá prejuízo aos demais. Eu não comprei, eu não dividi, eu não parcelei terra, nós não estamos irregulares. Temos os documentos que provam isso. Ninguém nos ouve na Prefeitura, manda os estagiários nos atender e eles só informam que foi negado”, lamentou a moradora.

Também mantendo sua identidade em sigilo uma moradora declarou a nossa reportagem que teve uma falha primordial na reunião, segundo ela “faltou filmar esse encontro. Porque a maneira que foi conduzida essa reunião se fosse filmado seria muito mais fácil de relembrar o que foi dito. O povo tem memória curta, esquece rápido das coisas, se não tem um objetivo na condução da reunião tudo acaba em ‘pizza’. Tinham que ter filmado tudo!”, destacou e sobre os assuntos abordados a moradora acho tudo muito superficial, “problema todo mundo sabe que tinha que o primeiro ano vai ser só pra organizar a casa, a gente sabe disso. Por tudo que foi falado não achei nada esclarecedor. Foi só mais uma reunião num domingo de manhã”, revelou a jovem.

Para Diná Fischer, moradora do bairro e que ficou sabendo da reunião através de convite enviado para as igrejas Luteranas, disse que “esperava mais da reunião”, entende que administração atual está no inicio de governo, mas “choveu no molhado, porque se todas as secretarias estão em reestruturação, como foi falado, parece que não dá pra fazer nada, por enquanto. Foi essa impressão que tive, penso que foi precipitação”, salientou. Sobre os assuntos de mais urgência que ela vê no nosso bairro, Diná apontou a questão de segurança e o descarte de lixo. “Gostaria que a coleta de lixo se estendesse pelos Pires de baixo, porque os descartes estão se concentrando ali. Acho que deveria ter pontos de descarte e o caminhão de coleta passar pelo menos 3 vezes na semana. É um momento para todos se unirem enquanto bairro, enquanto associação, enquanto condomínios deixar as diferenças de lado e aprender a conviver uns com os outros, para trazer o que é melhor para o bairro. Não adianta se lamentar dos problemas. E sobre as chácaras de recreio temos que segurar não deixar acontecer mais, cair em cima para evitar mais chácaras. As que existem tentar melhorar e fazer um trabalho em prol do bairro e a Prefeitura não pode virar as costas, ou ela legaliza as chácaras ou faz o que tem ser feito e não jogar a responsabilidade no colo de outros”, pontuou.

Membros do governo do prefeito de Limeira Paulo Hadich.


Capa da edição 125 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 125 do Jornal Pires Rural, 06/03/2013 - www.dospires.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar