Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 23 de junho de 2013

Constatada voçoroca no Bairro dos Pires

A vereadora Porfª Érika Monteiro (PT), recebeu em seu gabinete o Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bio-Atividades, Alquermes Valvassori. Entre as demandas tratadas, se destaca o problema encontrado no Bairro dos Pires de Cima, na Via Martin Lutero, onde foi constatada a existência de uma voçoroca, perpendicular à via, que possui aproximadamente 200 metros de extensão. A voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pelas chuvas, geralmente em solos onde a vegetação é escassa.
A região, formada por uma microbacia de 35 mil metros quadrados, tem toda água escoada pela rodovia lançada na voçoroca, devido a pouca vazão das manilhas, causando assim desbarrancamento e assoreamento das nascentes/córregos existente. Para solucionar tal problema, a vereadora e o secretário, agendaram para o dia 8 de fevereiro, uma visita ao local, quando serão acompanhados dos secretários de Agricultura, Abastecimento e Apoio a Zona Rural, Marcelo Coghi e o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Giocondo Mário Negro Filho.

Segundo a vereadora, será preciso um trabalho conjunto entre as três secretarias. “Isso não apenas para sanar o problema do escoamento de água, mas também para recuperar as nascentes de água que estão localizadas em APP (Área de Proteção Permanente) e foram assoreadas pela material trazido pela enxurrada”, explicou.

[Matéria publicada originalmente na edição 123 do Jornal Pires Rural, 15/02/2013 - www.dospires.com.br]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar