Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 23 de junho de 2013

Curso de Mergulho - Técnicas de salvamento

Mais do que nunca o tema de resgate de pessoas está evidente, infelizmente devido a trágica noite na boate Kiss em Santa Maria (RS), cujo incêndio tirou a vida de 237 jovens. Mas não por esse motivo o GIESP (Grupo Independente Especializado de São Paulo ), iniciou o curso de mergulho livre, que dentre as varias técnicas apresentadas – desde o básico até a técnica avançada de resgate e salvamento aquático – incluiu a palestra do coordenador técnico do SAMU de Limeira, Alex Zaniboni.
De acordo com José Esquerdo, membro da equipe do GIESP, esse curso de mergulho é realizado todo ano, já esta na sua décima edição e acontece no Parque Aquático Alberto Savói, conhecido como a piscina do Zoológico. É uma parceria com a escola de mergulho “Lobos do Mar”, Polícia Militar, Bombeiros, SAMU e Prefeitura de Limeira. O curso dispõe de 20 vagas para os limeirenses, tem duração de 4 semanas e para quem deseja tirar o breve de mergulho pela escola “Lobos do Mar” a duração é de 8 semanas. O curso acontece todo sábado, começou dia 19 de janeiro de 2013 e vai até o fim de março. José Esquerdo recomenda o curso “porque é uma atividade que gera a endorfina, um estimulante natural do ser humano que traz uma sensação de relaxamento, diferente do futebol que é uma atividade de risco que pode causar, por exemplo, uma fratura na pessoa”, descreve Esquerdo.

RCP
Quando a equipe do Jornal Pires Rural compareceu ao curso de mergulho estava o integrante da equipe do SAMU de Limeira, Alex Zaniboni, ministrando uma rápida palestra sobre técnicas de salvamento com primeiros socorros a vítimas de parada cardio-respiratoria. Ele citou que a primeira coisa a fazer é liberar a via aérea da vítima, reclinando suavemente a cabeça pra trás e em seguida delegar a uma pessoa que chame o resgate e fique próxima a vítima. O telefone de emergência pode ser 192 ou 193. Pra quem já conhece a técnica de RCP (Ressuscitação cardio pulmonar) que consiste na compressão torácica por 100 compressos por minuto, abaixando 4 a 5 cm, no centro do tórax, pode aplicar na pessoa que está necessitando de socorro até a equipe de emergência chegar.

SAMU

Alex nos contou um pouco sobre o SAMU de Limeira que está na ativa desde outubro de 2011, com um quadro de 100 pessoas para uma media entre 45 a 50 ocorrências atendidas por mês. Ele veio da equipe da cidade de Araras, que já possuía um SAMU, e disse que o Ministério da Saúde do Brasil qualificou a equipe de Limeira com uma das 3 melhores do Brasil, que tem quase 2000 unidades em nosso país. E com essa qualificação o Ministério da Saúde envia mais equipamentos e recursos financeiros para o aumento da estrutura de resgate a população. A equipe de emergência é dividida em 6 viaturas sendo; 4 viaturas de suporte básico, com um motorista socorrista e um técnico enfermeiro socorrista, 1 viatura avançada (UTI móvel) sendo um médico, um enfermeiro e um motorista e para fluxo rápido em locais de difícil acesso como área rural eles possuem a viatura de intervenção rápida, um veiculo Gol, que tem estrutura para pequenas cirurgias e podendo fazer os primeiros atendimentos até chegar um veiculo para transporte da vítima se necessário. Os atendimentos prestados são clínicos e traumas, dores de barriga, não é a especialidade do SAMU. Juntamente com Alex na coordenação também trabalham o Dr. Agnaldo Pispico, como médico coordenador e Gisele Barbosa como coordenadora de enfermagem. O SAMU tem uma base central perto do Parque Cidade e uma base descentralizada no Jardim Nereide. Essa equipe além de Limeira atende a cidade de Cordeirópolis.

[Matéria publicada originalmente na edição 123 do Jornal Pires Rural, 15/02/2013 - www.dospires.com.br]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar