Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 23 de junho de 2013

Em Limeira, monitoramento por satélite mira chácaras clandestinas

Com o objetivo de impedir o parcelamento irregular do solo o prefeito Paulo Hadich (PSB) anunciou um monitoramento diário para impedir o surgimento de chácaras de recreio e loteamentos clandestinos que se multiplicam a cada ano.
Hadich admitiu que ainda não tem solução para as chácaras existentes, e que herdou a negligência de governos passados afirmando que cada caso será analisado individualmente.


Com o objetivo de impedir o parcelamento irregular do solo, por toda a área rural (439 km²) de Limeira, o prefeito Paulo Hadich (PSB) anunciou durante apresentação do secretário de Agricultura um monitoramento diário para impedir o surgimento de chácaras de recreio e loteamentos clandestinos que se multiplicam a cada ano.
Hadich admitiu que ainda não tem solução para as chácaras existentes, e que herdou a negligência de governos passados afirmando que cada caso será analisado individualmente.

Monitoramento
Em nota enviada ao Jornal Pires Rural, a Secretaria Municipal de Comunicações da Prefeitura de Limeira informou que “sobre o monitoramento diário dos parcelamentos irregulares da zona rural de Limeira, o Prefeito disse, na coletiva de imprensa, que existe um monitoramento por satélite, onde é possível ter um controle imediato desses parcelamentos, possibilitando uma imediata ação das secretarias competentes para impedir a conclusão das obras”. O esclarecimento continua explicando que “a Secretaria da Agricultura deve contratar esse serviço de monitoramento por satélite, o que deve ocorrer por meio de processo licitatório, de forma gradativa. A pasta também deverá buscar uma integração com as Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Segurança Pública, agindo de acordo com a legislação vigente”.

Crime ambiental
Paulo Hadich também citou a união das secretarias durante a coletiva declarando, "o que faremos, envolvendo diversos órgãos, é estancar o problema, impedindo que lotes continuem sendo parcelados e vendidos clandestinamente, muitos por pessoas de fora [de Limeira]. Há crime ambiental nesta prática irregular", reforçou.

Denúncias

No comunicado enviado, a Secretaria Municipal orienta o munícipe para encaminhar denúncias de irregularidades as Secretarias de Meio Ambiente (Fone: 3451-3883) e Planejamento (Fones: 3404-9741 ou 3404-9745) e, em caso de degradação ambiental (desmatamento, açudes na beira de córregos e nascentes) também ao Pelotão Ambiental (Fone: 3443-6451).
[Matéria publicada originalmente na edição 122 do Jornal Pires Rural, 03/02/2013 - www.dospires.com.br] 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar