Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 23 de junho de 2013

Qual o motivo para a remoção dos pomares?

Em recente constatação pelo bairro dos Pires vimos diversos locais que os pomares de citros estão sendo eliminados. Para saber qual o motivo que leva aos citricultores a esse fato o Jornal Pires Rural conversou com dois produtores que apontaram o motivo como causa particular.

Mudança de cultura
Para o produtor rural Oscar Germano Sass que tem uma propriedade onde cultiva 3 alqueires dividindo a cultura do citros com milho e mandioca disse que eliminou uma área de pomar com 10 mil metros para iniciar o plantio de brócolis. “Eliminei o pomar de laranjas por vários motivos. Primeiro que a minha produção é muito pequena e inviável para a indústria de suco de laranja e também quero trocar de cultura vou produzir brócolis” comentou. Na área eliminada ele produzia citros há 12 anos, perguntamos quando ele percebeu que sua produção era inviável para a indústria? Sua resposta foi, “era viável até eu cair na real que a indústria do suco só pensa nela. A área que tenho de laranja vou manter porque eu tive que ir para a cidade e fazer uma clientela para vender a fruta e o suco de laranja por minha própria conta, deu mais trabalho porém os clientes já me esperam” afirmou. Outra dificuldade que Oscar enfrenta para aumentar a produção e sua renda na agricultura é quanto falta de mão de obra qualificada, “tenho receio de colocar alguém pra me ajudar pois é bem provável que eu receba um processo trabalhista, mesmo recolhendo os direitos. O bom seria dividir o trabalho como parceria, metade pra cada um, sem vinculo trabalhista, mas isso também é difícil de encontrar”, explicou.

Plantas velhas

Outro depoimento que ouvimos foi de Ester Asbahr Cornia. Em sua propriedade ainda se pode ver os pés de laranjas amontoados para incendiá-los. Encontramos Ester semeando milho no local do antigo pomar, ela citou que o motivo para a retirada do pomar foi porque ele era muito velho, “era um pomar de 22 anos, com plantas grandes e isso encarece a colheita e a produção era pouca. Na última colheita a produção não chegou a mil caixas e ainda tive que ligar em Rio Claro oferecendo a R$6,00 a caixa colhida e entregue na porta para a indústria. Tive perda de safra em 50% porque as frutas caíram antes da colheita e ainda o “turmeiro” abandonou o trabalho no meio. Pra completar vendi a laranja em outubro e ainda estou esperando o pagamento”. Apesar de todas essas complicações Ester não irá abandonar a produção de citros, após a colheita do milho disse que irá replantar o pomar.

[Matéria publicada originalmente na edição 123 do Jornal Pires Rural, 15/02/2013 - www.dospires.com.br]




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar