Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Selo de Identificação da Agricultura Familiar amplia renda de agricultora




A assistência técnica foi essencial para que a agricultora Priscila de Ávila, 44 anos, transformasse o gosto pela pimenta em renda familiar. Há quase três anos, quando mudou com a família para o núcleo rural do Lago Oeste, a 35 km de Brasília, ela deixou a música para se dedicar ao cultivo do fruto conhecido pela ardência e sabor. “Eu não sonhava que iria mudar toda a minha vida para mexer com pimentas, agora não quero sair desta área. É o único fruto da natureza que mexe com o seu organismo dos pés a cabeça”, justifica.

Na propriedade estão exemplares de pimentas importadas de países como o México, Austrália e Índia. Foi estudando que a agricultora se interessou pelas espécies exóticas que, segundo ela, são mais saborosas e ardidas que as convencionais. Hoje, a agroindústria Cornucópia é uma das fornecedoras desse tipo de produto no Distrito Federal.

Priscila também investiu na fabricação de molhos, temperos e geleias preparados artesanalmente na propriedade. “Recebemos o selo do Departamento de Defesa Agropecuária e Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova)  e, com apoio da Emater, desenvolvemos o rótulo da Cornucópia. Além disso, 90% das frutas em nossas geleias são produzidas e colhidas por nós”, diz. A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é uma das políticas promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, com o aperfeiçoamento dos sistemas de produção.
Segundo Priscila, cada molho tem sua própria história e combinação. “Meu produto é mais forte do que o tradicional. É um molho que leva sabor. Eu tenho uma mistura entre pimentas muito ardidas e pimentas muito saborosas. E isso tudo com a combinação de outros ingredientes, com geleias e azeites”. As pimentas da agroindústria familiar também são encontradas em restaurantes especializados em comida mexicana do DF.
Selo de Identificação da Agricultura Familiar  - Sipaf

Em 2012, a agroindústria passou a comercializar os produtos com o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf), do MDA. A produtora explica que o selo é um agregador de valor para o trabalho. “O selo ‘Aqui tem agricultura familiar’ agrega valor ao produto. Você não sabe como foi importante receber esse selo. Quando meu produto for vendido em outros estados, as pessoas vão falar ‘poxa, esses produtos são feitos de forma artesanal, sem agrotóxicos, produzidos de forma limpa e saudável’, e são esses os nossos valores”, ressalta.


Para Priscila, a maior recompensa está na conquista do paladar dos clientes. “A melhor das sensações é a hora em que a pessoa experimenta e diz ‘nossa, é muito bom; nossa, eu nunca comi nada que tivesse um sabor igual’. É isso que fortifica a gente a continuar o trabalho”, confessa.

MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário


[Matéria publicada originalmente na edição 129 do Jornal Pires Rural, 02/05/2013 - www.dospires.com.br]


Capa da edição 129 do Jornal Pires Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar