Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

terça-feira, 23 de julho de 2013

Sempre melhorando seu trabalho - Hortitec 2013




Holambra está na agenda de todas as pessoas que de alguma forma tem suas ligações com o campo, com a área rural. Quer tenha uma simples chácara de recreio ou mesmo um produtor gabaritado. A vocação da cidade de Holambra foi desenvolvida para atuar com agricultores e agricultura de ponta, tecnificada, informatizada, genialmente pensada.
Devido a esse fato, a cidade recebe anualmente a Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Culturas Intensivas e Cultivo Protegido, organizada pela RBB Promoções e Eventos, a feira está na sua vigésima edição, por atrair um público acima de 24 mil pessoas e ao reunir 400 empresas expositoras, pode ser considerada a  maior e mais importante mostra da horticultura brasileira. A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, marcou presença na exposição e afirmou ter ficado impressionada com a dimensão e magnitude do evento. 



Novidades
Neste ano pudemos verificar a internacionalização da feira com a presença de profissionais e empresas estrangeiras, novos cultivares de tomate apresentando produtos com alto potencial genético, excelente aparência e garantido ótima produtividade, e a integração de piscicultura e cultivo hidropônico de hortaliças, além do visitante se impressionar pelos coloridos das flores, com destaque para a Petúnia Sophistica, que impressiona pela sua cor negra.



Aquaponia = criação de peixes + cultivo de vegetais
A Sansuy, empresa fundada em 1966 na cidade de Embu em SP, atua em diversos segmentos, e no agronegócio desenvolve produtos para armazenagem, horticultura, irrigação e aqüicultura. Ela trouxe para a Hortitec a Aquaponia, que une a criação de peixes ao cultivo de vegetais sem solo (hidropônico). Esse sistema permite o cultivo de plantas utilizando a água dos tanques, onde são criados os peixes, para fertilizar e nutrir os vegetais, integrando as duas culturas. Depois de abastecer os viveiros de peixes a água passa por filtros especiais, que recuperam sua qualidade, sendo bombeada para a base hidropônica, e retornando novamente para os peixes. Como vantagem adicional, os dejetos dos organismos aquáticos são captados pelo sistema de escoamento e passam por um decantador, onde são separados os sólidos em suspensão, podendo também atender a horta tradicional como fertilizantes. De acordo com Bruno Pereira, vendedor técnico da empresa, “a Sansuy é bem conhecida no mercado e essa tecnologia da Aquaponia, já foi apresentada só dessa vez ela teve sua estrutura melhorada. O diferencial de nossa empresa é que o produtor não precisa escavar o solo para o tanque, pois o nosso material é pré moldado, podendo servir como reservatório de água, ainda. Ele é feito com laminado de PVC flexível, reforçado com fios de poliéster de alta tenacidade, com formulação específica para produção de organismos aquáticos. Isso facilita a atividade na produção de peixes, pois o produtor só precisará da outorga da água” esclareceu.



Solução decorativa
As Petúnias foram desenvolvidas para um melhor desempenho nos jardins ou em vasos, as variedades de cores são para atrair diversos compradores. As Petúnias são plantas versáteis, combinam com a beleza da multiflora nos grandes ou pequenos jardins. Os produtores manipulam espécies para controlar seu crescimento e ganhar tempo para toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor. Ultimamente as pesquisas para seu desenvolvimento, além das cores, ficam na ramificação para um melhor fluxo de ar, diminuindo a chance de doenças e gerar menos descartes. A Petúnia Sophistica Blackberry só está disponível na América do Norte, por enquanto, e foi a escolhida pela empresa Ball como diferencial para mostrar nessa edição da Hortitec, as Petúnias Blackberry, juntamente com as Petúnias Sophistica Lime Green e as Petúnias Sophistica Lime Bicolor estavam por todos os cantos decorando os ambientes.


Capa da edição 133 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 133 do Jornal Pires Rural, 02/07/2013 - www.dospires.com.br]




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar