Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Cia. de Reis São Lucas inicia tradicional peregrinação



Pelo décimo ano consecutivo o grupo Cia. de Reis São Lucas do bairro Anavec, em Limeira, vem mantendo a tradição de visitar as casas dos devotos. Nessa época do ano a Cia. São Lucas procura relembrar da missão dos Reis Magos, que está descrito no evangelho de Mateus, capitulo 2, do Novo Testamento, que foi anunciar ao mundo o nascimento de Jesus Cristo, o Messias, Filho do Deus Vivo que com seu nascimento, morte e ressurreição veio dar uma nova vida, pela fé, aos Homens.

Encabeçada pelo “mestre” Wilson Nunes Cerqueira a Cia. de Reis São Lucas conta ainda com 22 componente que cantam e tocam músicas tradicionais, folclóricas e do cancioneiro nacional em cada visita que fazem. O roteiro dessas visitas às comunidades católicas, residências dos devotos de Limeira e cidades da região, é organizando previamente. Neste ano de 2013 seu início foi no dia 13 de dezembro e o encerramento será no dia 18 de janeiro com uma festa aberta a todos os devotos no Parque Cidade. Em todas as casas ou comunidades as pessoas fazem sua oferta que servirá para a organização da festa.

Características
A tradicional manifestação folclórica denominada Folias de Santos Reis tem origem com a colonização portuguesa no Brasil e com o passar dos anos vários elementos da nossa música tradicional caipira foram inseridos.
A peregrinação geralmente ocorre à noite lembrando que os Três Reis Magos foram guiados até a manjedoura com a ajuda da Estrela do Oriente (Mateus 2:9).
Os instrumentos usados pela Cia de Reis São Lucas são: viola caipira, violões, cavaquinho, bumbo, caixa, pandeiro, rabeca e acordeom, além das vozes em coro responsal. A Companhia de Reis conta ainda com dois palhaços Bastião e Barnabé e um alferes (bandeireiro), responsável pela bandeira símbolo que representa e distingue cada companhia.

Contatos

Os contatos com a Companhia de Reis São Lucas poderão ser feitos pelo endereço eletrônico: foliadereislimeira@gmail.com. Para acompanhar o roteiro, acessar os vídeos e visualizar mais fotos siga a Cia pela internet: Facebook: Folia de Reis São Lucas . You Tube: FOLIAREIS, Blog: www.foliadereislimeira.blogspot.com


Capa da edição 143 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 143 do Jornal Pires Rural, 17/12/2013 - www.dospires.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar