Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O Conselho deve ser um espaço para discutirmos a realidade e enxergarmos horizontes e construir alternativas como soluções com vontade política para buscá-las, afirmou Hadich.





O prefeito Paulo Hadich deu posse aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), durante evento ocorrido na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - Cati, no dia 13; o mesmo entregou cópia do Decreto nº 436 do dia 4 de novembro de 2013, onde constam os nomes dos integrantes do conselho.

Na oportunidade o prefeito afirmou que a área rural de Limeira tem potencial para produção de alimentos. "Descobrimos dois produtores de orgânicos com a produção toda vendida. Então, vamos incentivar as pessoas para o fomento de orgânicos no município para que possam permanecer cuidando da terra, ajudando preservar os mananciais. Outro produto que eu quero começar a trabalhar depois da reforma administrativa junto com turismo e desenvolvimento rural, é o potencial turístico da nossa zona rural. As pessoas em Limeira gostam da zona rural", afirmou.

O assunto manutenção de estradas rurais foi destacado com a informação de recebimento de uma verba de 1 milhão e 20 mil reais destinada pelo deputado Marcelo Aguiar, a pedido do vereador Lemão da Jeová Rafá (PSC), o destino do recurso será exclusivo para manutenção de estradas rurais, além do orçamento municipal. O Consórcio Solidariedade (máquinas e caminhões para manutenção de estradas) chega ao município na segunda quinzena de novembro.

O Conselho deixa de ser da Agricultura e passa a ser de Desenvolvimento Rural. "O Conselho deve ser um espaço para discutirmos a realidade e enxergarmos horizontes e construir alternativas como soluções com vontade política para buscá-las", afirmou Hadich.
Sobre o problema das chácaras de recreio, o prefeito revelou que construirá 5000 moradias durante o seu governo com a intenção de que não façam uso da desculpa de que precisa morar na zona rural porque não tem moradia na cidade.

Membros do Conselho de Desenvolvimento Rural


Durante a reunião do Conselho, a chefe da Cati, Carla Meo, comunicou a 4ª Chamada Pública do Programa Microbacias II, do governo do Estado, para intenção de projetos para a agricultura familiar, desde que estejam organizados. A Chamada Pública exige 30% de contra partida por parte da associação e que o município pode pleitear uma agroindústria para beneficiamento do suco de laranja no valor de 800 mil reais. Na oportunidade João Fisher, presidente da APAL enfatizou que o valor citado não é o suficiente para instalar uma fábrica de suco de laranja, visto que, a associação deve dispor de contra partida.

Destacou ainda, as dificuldades em manter os associados da APAL motivados com os negócios que serão impulsionados quando o entreposto ficar pronto, que será construído com dinheiro do Programa Microbacias II, recebido em junho pela APAL. “A minha preocupação é que muitos associados da Apal estão arrendando pra cana. Nós vamos produzir o que? O pessoal está com um pé atrás", desabafou Fisher. 


Capa da edição 142 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 142 do Jornal Pires Rural, 25/11/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar