Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Realização de obra nos Pires é resultado do Orçamento Participativo



Em setembro de 2012 o Jornal Pires Rural publicou na edição nº 115, uma reportagem com informações dos moradores que a ponte que divide o bairro, próxima a rotatória, estava em condições precárias. Muitos se queixavam que formavam poças d´água no local, pois a ponte estaria afundando em ambos os lados da estrada. Fomos até o local para confirmar a situação e constatamos uma erosão próxima a tubulação que canaliza o ribeirão dos Pires. Essa erosão também atinge parte do asfalto e para sinalizar aos condutores dos veículos, colocaram fitas zebradas e pedaços de tábuas da grade lateral que faz a divisão do caminho na área verde. Com o tempo, tanto as fitas zebradas quanto as tábuas foram desaparecendo. Na época da reportagem o secretário interino da pasta de Agricultura era o Sr. Tikara Okawada que disse estar ciente do problema afirmando que o prazo para realização das obras estava estipulado em 60 dias.
Passados 360 dias, nenhuma obra ocorreu. A oportunidade para que as necessidades do bairro dos Pires fossem apresentadas aconteceu com o Orçamento Participativo, sendo eleitos representantes de diversos bairros de Limeira.

Marcel Menconi, presidente da ONG Viva Pires, foi escolhido pelos moradores da comunidade do bairro dos Pires para representar a área rural, voluntariamente, e levar ao conhecimento do poder executivo e demais conselheiros de bairros da cidade de Limeira a realidade dos Pires. “Pelo Orçamento Participativo aconteceram diversas reuniões desde maio e inclusive foi realizada uma caravana de conselheiros pelo bairro, para constatar ‘in loco’ nossas necessidades”, salientou Marcel.  
Um dos assuntos pleiteado por Marcel Menconi, juntamente com a comunidade, foi melhorias nas estradas e a realização de obras para sanar a erosão dessa ponte, que faz a ligação entre o Pires de Baixo, do Meio com o de Cima.

A Prefeitura municipal de Limeira realizou diversas vistorias no local pelo SAAE, Secretária de Obras, Secretaria de Transporte e Secretaria de Agricultura, constatando que de fato o caso era emergencial. Por meio do secretário de Agricultura, Abastecimentos e Apoio à Zona Rural, Marcelo Coghi, dizendo que “a estrada tem um grande fluxo de veículos, principalmente nos fins de semana”, iniciou as obras no local, no começo de novembro.

Coghi explica que a realização do serviço está acontecendo com recursos próprios da pasta e que deverá resolver o problema existente. Sob a rotatória, passa o Ribeirão dos Pires, quando chove o fluxo de água é intenso e veloz, moradores e motoristas que passam pela estrada estavam preocupados com a possibilidade da erosão atingir a via. Segundo informou a Secretaria Municipal de Comunicações da Prefeitura, a obra é preventiva e a recuperação do trecho deve ser concluída nas próximas semanas. Será construída uma caixa para recepção das águas pluviais que escoam pela rotatória. Estas águas passarão por uma tubulação de ferro fundido, assim terão melhor fluxo no desnível de, aproximadamente, sete metros. No final dessa tubulação serão colocadas pedras grandes para redução da velocidade das águas, para que possam atingir o córrego sem causar erosão.



Orçamento Participativo

Pela primeira vez a prefeitura de Limeira implanta o Orçamento Participativo que é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos. Em Limeira esse processo aconteceu em 22 assembleias realizadas, entre os dias 2 de abril e 15 de maio em 15 regiões na qual a cidade foi dividida. Essas assembléias elegeram 52 representantes sendo 29 titulares e 24 suplentes. Os participantes puderam priorizar até dois problemas para sua região e indicar um para a cidade como um todo. Após esse processo foi elaborado o Plano Plurianual referente ao orçamento municipal no período de 2014 a 2017, da cidade de Limeira, que foi enviado a Câmara dos Vereadores para ser apreciado. No valor de R$ 4,387 bilhões os vereadores incluíram mais 136 emendas parlamentares, aprovadas em primeiro turno. Até o final de novembro acontecerá o segundo turno de votação do Plano Plurianual, o PPA.


Capa da edição 142 do Jornal Pires Rural


[Matéria publicada originalmente na edição 142 do Jornal Pires Rural, 25/11/2013 - www.dospires.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar