Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SNA comemora 117 anos abordando o Cadastro Ambiental Rural

O presidente Antonio Alvarenga e o tenente-coronel Ubiratan Guedes assinam convênio entre SNA e Instituto Trompovsky, ao lado dos diretores da SNA Rony Rodrigues de Oliveira e Antonio Freitas. Foto: Sebastião Marinho

O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, recebeu, no último dia 17 de fevereiro, autoridades do agronegócio, políticos e personalidades para um almoço de celebração dos 117 anos da entidade, que aconteceu em sua sede, no centro do Rio de Janeiro. Em discurso de abertura, Alvarenga agradeceu a participação dos convidados e lembrou que neste ano, considerado por ele como “atípico”,  acontecem as eleições e, com elas, surge a oportunidade de chamar a atenção para o setor do agronegócio.

Cadastro Ambiental Rural
Um dos assuntos mais abordados durante o almoço de aniversário de 117 anos da Sociedade Nacional de Agricultura foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, pretende unir as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do Brasil.

Representando a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, o assessor especial Luis Antônio Correa de Carvalho destacou a importância da implantação do Cadastro Ambiental Rural no Brasil. “O CAR está pronto. E, a meu ver, os brasileiros terão orgulho da construção do instrumento mais avançado do mundo (de cadastramento dos imóveis rurais). E nós poderemos dizer, daqui a um tempo, que dentro das propriedades rurais privadas brasileiras há mais área de preservação e mais floresta preservada do que nas unidades de preservação. Ou seja, o agricultor não estará devendo nada”, finalizou Carvalho.

Discurso
“2014 será um ano atípico, com carnaval em março, Copa do Mundo, em junho, e as eleições, em outubro. É o momento de os produtores se unirem para obter espaço político compatível com a sua importância no cenário econômico e social. Afinal, temos uma agricultura das mais modernas do planeta, somos campeões em produtividade e sustentabilidade, estamos colhendo a maior safra da história do país e geramos excedentes exportáveis de US$ 100 bilhões por ano”, afirmou o presidente Antonio Alvarenga.

Convênio
A comemoração também marcou a assinatura de um convênio educacional entre a SNA e a Instituto Trompowsky, representado no evento pelo tenente-coronel Ubiratan Guedes, que pretende preparar jovens para atuar na área de Segurança do Trabalho. Os cursos acontecem a partir de maio, na Escola Wencesláo Bello, mantida pela SNA, na Penha, no Rio de Janeiro.

Também estiveram presentes, entre outras personalidades, o ex-ministro das Cidades Márcio Fortes, o cônsul-geral da China, Song Yang, o secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo da Silva, e o deputado federal Alfredo Sirkis.

Assessoria Comunicação SNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar