Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 29 de março de 2015

A arte em traços livres

Observando os detalhes de arte em objeto em desusos hoje em dia, o artista buscou em si a certeza do que queria ser quando crescer. João Fernando Barbosa de Godoy mirava atentamente as capas dos Lp´s (long play/ vinil, aquele disco preto antes do cd) de artistas estrangeiros de rock sinfônico que procuravam retratar nelas paisagens lunares, lunáticas, com suas cavernas, fontes, animais exóticos e traçava com canetas Bic (azul, vermelha, verde e preta) seus primeiros desenhos para os artistas de seu imaginário. Assim surgiu o Studio JB Godoy de Designer Gráfico. “O designer gráfico, é um desenhista que vai desenvolver peças gráficas, como programação visual de uma determinada empresa. Sua logomarca, nome da empresa, a fachada, cartões de visita, papel de carta. Além de anúncios de revistas, outdoors, jornal, tudo ligado à parte gráfica e hoje em dia a web (internet)”, descreve Godoy sobre sua profissão.
Godoy é formado em publicidade e se especializou na área de desenho que é composta por um leque enorme de opções.
Em seu studio ele ministra aulas de desenhos, ilustrações para crianças (a partir de 10 anos), adultos e para quem vai prestar vestibular de arquitetura, designer, artes plásticas e moda.
“Não precisa ter um dom. Qualquer criança gosta de desenho, é uma linguagem, vêm aqui para desenvolver e aprimorar. Aqueles que têm um certo dom, vão aprimorar mais rápido e fácil, como na música. Mas todos têm  facilidade de aprender e ter noção do que é desenho”, cita Godoy.

As etapas das aulas de desenho vão desde a orientação de como apontar um lápis, aos vários tipos de papel, como observar os detalhes de cada objeto, noção de luz e sombra, noção de espaço, proporção e de como isso vai parar no papel. Trabalham as chamadas técnicas “secas” que são os lápis grafite, lápis de cor, pastel seco na seqüência a técnica “úmida” como nanquim, guache, aquarela e acrílico sobre tela.

Obras do artista, trabalhadas na chamada técnica “seca” com lápis grafite

SÍMBOLOS VISUAIS
Godoy acha que o outdoor polui visualmente as cidades. Ele até cita uma lei que está para entrar em vigor que proibiria o uso dessa mídia em determinadas cidades com certo número de habitantes. Ele acha que os publicitários terão que imigrar para outros símbolos visuais que não agridam tanto a paisagem.
Quanto a vitrines das lojas, orienta que os comerciantes devem tomar um certo cuidado nos materiais usados, pois a tendência está tornando-as iguais.
“Aqui em Limeira existem ótimos profissionais que estão desenvolvendo trabalhos muito interessantes”, comenta.
Neste Natal ele cita que está crescendo o número de empresas que estão aderindo às correspondências eletrônicas, ou seja, aquele velho e carinhoso cartão de natal está chegando por e-mail aos clientes preferenciais. Isso devido a programas de computadores que geram arquivos com desenhos animados. “Tudo é a necessidade do desenho. Mesmo usando o computador, não quer dizer que o desenhista está descartado. A máquina é apenas uma ferramenta; é preciso alguém capaz, profissional estudado para operar esse equipamento para que saia um bom trabalho. Pra isso tem que ter noção de sombra, luz, perspectiva, etc”, define Godoy, como deve ser um profissional.

O designer gráfico João Fernando Barbosa de Godoy em meio as suas obras

Para explicar cientificamente como são os artistas é simples: pessoas que têm o lado direito do cérebro ativado, estimulado. “Exatamente” – empolga-se Godoy. – “desenho, música, poetas e escritores são pessoas que ativam essa parte do cérebro”.
Atuando nessa área desde 1986, somente em 1992 ele abriu seu studio para as aulas de desenho. Para complementar seus estudos Godoy, resolveu dedicar-se à cerâmica que esta estudando desde 1998, em cursos nas cidades de Campinas e atualmente em Piracicaba. “O trabalho com cerâmica é muito prazeroso. É algo tridimensional, você pode manipular a argila, diferente do desenho. A argila é viva, você modela a massa da forma que quiser, tem mais liberdade para se expressar. Quando vai ao forno, na queima, você terá uma surpresa agradável ou não, pois, depende de diversos fatores, como temperatura ambiente, se está chovendo ou não, a composição química da argila, cada hora pode acontecer algo diferente. É aí que está o segredo, o fascínio em trabalhar o barro. Nunca se torna algo repetitivo. Isso te anima a desenvolver mais conhecimento. Acho interessante, é algo a que estou me dedicando no momento”, revela o dedicado e batalhador JB Godoy.

Sua logomarca

Alem de ter trabalhado em algumas agências de publicidade, Godoy, como artista plástico, já participou de diversas exposições. Em Limeira esteve com obras no SLAC (Salão Limeirense de Arte Contemporânea) nas edições de 1979, 1986 e 1989. Em Piracicaba obteve medalha de bronze no Salão de Belas Artes, no ano 1990. Outra medalha de bronze em 2001 no Salão Barbarense de Artes Plásticas. Possui trabalhos espalhados por vários países como Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Godoy é um grande profissional, uma pessoa de alma serena e ar misterioso, incógnito como todo artista. Você que é leitor do Jornal dos Pires pôde presenciar uma criação dele desde o número 16, pois é dele a criação do logotipo de nosso tablóide.


Matéria publicada originalmente na edição 31 do Jornal Pires Rural, 14/12/2006 - www.dospires.com.br]

Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar