Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 29 de março de 2015

A dupla de dois

Dois irmãos, dois instrumentos de corda e duas vozes.

Influenciados pela didática do pai ao ensinar violão para a filha do meio, irmã de Eduardo - que na época tinha apenas seis anos- e de Rafael -com 14- foi por onde esses dois iniciaram seus primeiros acordes.
1º prêmio, na Casa de Cultura de Araras com um pagode


Hoje, 9 anos depois, os dois formam uma dupla das boas. Eduardo está com15 anos, tem aquele jeito meio acanhado de adolescente, fala pouco, procura ouvir mais e aprender, principalmente com o irmão Rafael, avançado no aprendizado de violão clássico, mas que o destino lhe impôs dez cordas na mão em formato de viola. Conta ele: “- Por cauda da “dor de cotovelo” (ao ver o pai ensinando a irmã) comecei a aprender com meu pai; aí meu tio apareceu com uma viola, meu pai sabia um pouco também e começou a “passar”, só que me disse: - Você vai aprender por música, não por ouvido que nem eu”.
Durante o estudo de violão clássico, com a professora Estela Maris, a viola era vista de vez em quando, até Rafael tomar coragem e entrar na orquestra de viola de Mazinho Quevedo em Araras e “ debandar” de vez para sua raiz cabocla. “Na orquestra era eu e o Mazinho solando e mais 25 outras pessoas no violão e viola, cantando e fazendo base”, diz ele.
Foi olhando Mazinho Quevedo tocar e recebendo alguns “toques’ dele que Rafael aperfeiçoou sua técnica. Hoje, ele está com apenas 22 anos e já tem 20 alunos de viola, inclusive de cidades vizinhas de Limeira, que vão até sua casa, no sítio, para aprender com ele.
A dupla Eduardo e Rafael pegou firme há dois anos. Nesse período já se apresentaram em diversos festivais obtendo ótimas colocações. No último em que se apresentaram, na Casa de Cultura de Araras, conquistaram o 1º prêmio com um pagode e 2º lugar com uma querumana, na mesma noite. Foram arranjos para as letras do jornalista campineiro e amigo da dupla Adriano Rosa.

Dupla Eduardo e Rafael à época com 15 e 22 anos respectivamente
Na televisão, a dupla se apresentou na EPTV, nos programas: Jorge Moiséis, Fatos e Noticias (ambos da TV Jornal), no Mix cidade e na Hora do Povo (ambos TV Mix), tocando na frente do Vô Lucato com transmissão ao vivo, junto ao sorteio do carro no concurso “pé de bode”.
A dupla costuma-se apresentar também em festas de empresas, lanchonetes e restaurantes. No repertório, Mazinho Quevedo, Almir Sater, além de “pérolas” da música sertaneja. “Procuramos fazer algo diferente em cada apresentação. Saio andando e tocando, não procuro ficar o tempo todo parado. Toco “brasileirinho”, rock na viola, samba, procuramos ser bem ecléticos. Às vezes meu pai vai junto; aí ele “puxa” uma bossa nova e embala tudo”, explica Rafael.
Eduardo no vilão e primeira voz, Rafael na viola e segunda voz estão gravando o primeiro cd. Escolheram o repertorio de 12 canções, sendo 3 regravações de Tião Carreiro e Pardinho, Deley e Dorivan e Goiano e Paranaense. Segundo eles “músicas de letras bonitas e pouco conhecidas”. Além de já terem gravado para esse cd 2 músicas inéditas do compositor Chico Amado (aquele da música “... tá bombando, tá bombando...”).
Falando sobre violas, Rafael tem uma feita por Marcelo Teixeira, da cidade de Amparo, da marca “Mater”, que lhe valeu um bom investimento. Quanto às afinações de violas, ele tem notícias de 35 tipos diferentes delas. Na confecção de um instrumento, ele garante que o material usado e a pessoa que faz são um peso forte no produto final. “Madeira imperial, pinho sueco na frente, escala de ébano, uma viola assim sai na faixa de 3 mil reais, e o som também é muito bonito”, conclui Rafael.


[Matéria publicada originalmente na edição 30 do Jornal Pires Rural, 30/11/2006 - www.dospires.com.br]

Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…Acompanhe a partir de hoje:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar