Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 29 de março de 2015

Muares Delgado

Soubemos por aí, que na área rural de Limeira tinha um criador de mula “dos bons”. Mexemos alguns pauzinhos para chegar até eles. Encontramos, instalados no bairro Delgado, vizinho da Água Espraiada, Frades e Pinhal. Descobrimos Sergio Delgado e seus filhos. Eles estão criando e domando mulas e burros, há uns três anos. Algo bem raro de se encontrar em nossa região (Limeira, Artur Nogueira, engenheiro coelho, Cordeirópolis, Americana).
Com a desativação do barracão de laranja, de onde Sergio obtinha renda, Vitor, um de seus filhos, resolveu montar baias para aluguel e para os burros que seu pai acabara de comprar. Como gosta desse tipo de tarefa, Vitor ficou incumbido de tratar e mimar os animais.


Família Delgado

Felipe, outro filho de Sergio, mais corajoso, resolveu encarar a doma dos burros e mulas chucras de seu pai e da redondeza. Garoto novo, apenas 15 anos, e dono de uma técnica invejável de doma, Felipe foi incentivado por todos na família. “Não existe ninguém que faça esse trabalho em nossa região”, destaca o pai, “Saímos a procura de quem tinha a técnica para domar esses animais. Encontramos o Paulinho, um domador antigo, que está lá na balsa (se referindo ao bairro das areias, divisa de Limeira com Americana). Mas é aquela doma antiga, quase se mata de tanto puxar, punha pano na boca. Hoje, você pode ver, não se faz força. Levamos o Felipe até Águas de São Pedro, com o Zé das pontes, outro senhor de idade, fez um curso de rédea com ele. Depois teve o rapaz de Itapira/Posse (Santo Antonio de Posse). O cara de Itapira é um artista na doma. Foi aí que o Felipe pegou bem. 

Muar

 Teve também o gaúcho de Jaguariúna, veio aqui dar dois dias de curso, cobrou caro”, retala Sergio Delgado, sobre o apoio que deu ao filho para que ficasse tinindo ao domesticar os animais chucros, que no mínimo leva-se 5 meses de trabalho diário. Enquanto Sergio falava Felipe foi chegando de mansinho com seu burro Torpedo e começou a espinar, (rodopiar em torno de si mesmo) deu umas oito voltas, parou e começou a relatar que desenvolveu sua técnica com o que esses professores tinham de melhor, “o objetivo é ter uma doma de burros acima dos cavalos porque quando o burro é leal ao dono ele é melhor do que o cavalo”, relata.
Em seu muar, Sergio, está hoje com oito animais, mais duas éguas paulista e um jumento pega. Pode-se perceber que os burros/mulas são animais de porte, são altos, fortes, pelagem brilhante, cores cintilantes. É um tipo diferente daqueles estereótipos que puxavam carroças, todo miúdo, com ar de vitimas sofredoras. Os Delgados procuram ter animais de cruzamentos de jumento pega com égua paulista por isso essa diferença no porte do animal. Só lembrando que burro não enxerta e mula raramente cria, por isso os cruzamentos são feitos com éguas. “Hoje em dia a clientela esta querendo um animal que dê uma marcha suave de passos para frente, comprido, não como aquelas mulazinhas de passos ligeirinhos e curtos”, explica Sergio. Sobre os cruzamentos ele ainda relata sobre o jumento pega que provem da linhagem do acasalamento dos animais nacionais de pequeno porte com os vindos da Espanha que são bem maiores, fortes e de muito trote.


Felipe, outro filho de Sergio,  resolveu encarar a doma dos burros e mulas chucras de seu pai e da redondeza

MARCHAS
Eles estão preparando dois animais para levar até Belo Horizonte (MG), para o campeonato nacional que acontece uma vez por ano e tem um carro 0 km como prêmio. “Se um animal vier a ganhar o campeonato de Belo Horizonte seu preço pode passar dos R$50 mil. São diversos dias de competição e várias etapas eliminatórias”, conta Sergio. Recentemente participaram de provas em Indaiatuba (5º lugar), em Bragança Paulista e pela segunda vez pegando o quarto lugar. Nessas provas, dizem eles, participam mais para ganhar nome e tornarem-se conhecidos além, de observar as mulas dos concorrentes.
Em seu muar, além do aluguel de baias, eles preparam as mulas para passeios, provas, marcha e como falam por aí as mulas para a lida de criação, que são muito “corredeiras” para lidar com o gado no campo.
Fazem o trabalho com todo amor e prazer. O apoio do pai também é motivador, é para que os filhos permaneçam no sítio, tocando e fazendo o que gostam, perto de casa. Pode-se dizer que os Delgados estão se tornando conhecidos e referências em nossa região ao criar e domesticar esses animais.


Matéria publicada originalmente na edição 34 do Jornal Pires Rural, 29/01/2007 - www.dospires.com.br]

Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Um comentário:

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar