Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

sábado, 14 de março de 2015

Sala de aula (Retrospectiva - 10 anos - Jornal Pires Rural)

Estivemos na EEPG Dorivaldo Damm para conferir com a professora coordenadora Sueli Kuhl os resultados de uma parceria importante para a comunidade do bairro dos pires e o bairro do pinhal, pois, lá estudam 730 alunos ao todo, sendo 200 do bairro dos pires. 
Para a coordenadora um projeto de preservação do meio-ambiente vem acrescentar principalmente porque as famílias envolvidas são moradores da zona rural e os pais desenvolvem atividades agrícolas, então o filho tem a oportunidade de presenciar novas situações que trará uma qualidade de vida mais saudável. a escola também ganha ao proporcionar a construção de um ambiente mais saudável com mudanças de comportamento reais; quando, por exemplo, um aluno corrige outro, quando um deles joga o lixo (embalagem de papel) no chão. temos exemplo também de filhos que acabem “corrigindo” os pais em casa.
Segundo a professora coordenadora é perfeitamente possível valorizar um projeto como esse, dispensando dois aulas semanais para a participação do voluntário Luiz Vasconcelos Filho porque, na seqüência o professor consegue desenvolver o conteúdo trabalhado com a matéria seguinte.
A realização deste trabalho é registrado no plano de gestão e na proposta pedagógica “o que acaba por diferenciar o trabalho desta equipe em relação à escola que não se dispõe a trazer para a sala de aula um trabalho de desenvolvimento local sustentável”. é importante informar que a experiência da coordenadora Sueli com parcerias desse tipo data desde 2002.
A professora Neuza Gachet também participou desse encontro e relatou com prazer à experiência que teve na escola quando precisaram fazer a retirada de uma árvore e preocupados em compensar, acabaram por participar do reflorestamento da mata ciliar na bacia do ribeirão pinhal. “chegamos num ponto que a conscientização é necessária porque a cada criança que nasce aumenta a quantidade e consumo d água, lixo etc. dentro da escola, é mais fácil falar com as crianças sobre a importância e a mudança de atitude do que falar para um adulto” diz a professor a  Neuza.
a coordenadora sueli defende categoricamente que a educação social é perfeitamente possível para estabelecermos valores e conceitos como estratégias na indução de novos comportamentos para as novas gerações, garantindo assim a efetivação da qualidade de vida para aqueles que hoje estão educando como a equipe da EEPG Dorivaldo Damm. Parabéns!



[Matéria publicada originalmente na edição 01 do Jornal Pires Rural, 03/08/2005 - www.dospires.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar