Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

HOMENAGEM À MULHER – ARTUR NOGUEIRA

No dia 07 de março foi realizado o primeiro encontro de mulheres para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com a presença de 50 produtoras rurais, Casa da Agricultura, Conselho Municipal Rural, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Coordenadora da Coordenadoria de Apoio aos Direitos da Mulher e Sindicato Rural. Para recepcionar o evento foi servido a “pamonhada”.
A homenagem às produtoras rurais ganhou destaque no evento, segundo a agrônoma Roseli Borges – Cati Artur Nogueira. A produtora rural está presente no processo de produção agrícola. Existem aquelas que gerenciam sozinhas suas propriedades ou no contexto da família são importantes na cadeia produtiva, e também sofrem dificuldades como mulher, porque além das atividades agrícolas elas têm obrigações familiares.

Mulheres -  Artur Nogueira
“Esperamos com esta homenagem uma proximidade das produtoras rurais, na tentativa de  suprir expectativas com cursos de capacitação rural, orientações no processo produtivo, linhas de crédito como o Pronaf mulher. A mulher ainda não desfruta de todos os direitos que conquistou”, afirma Roseli.
Maria Teresa Leite Garcia, produtora rural de milho, quiabo, mandioca, feijão de corda, que passa a produção para uma outra pessoa comercializar no Ceasa, estava presente no evento, e afirma que houve mudança para a agricultora, mas o maior desafio são os subsídios. “Eu sinto uma mudança agora há pouco tempo. Antes eu chegava no comércio e era tratada com preconceito, mesmo tendo o dinheiro para pagar, eu me sentia olhada como caipira. A gente não estudou e por isso as pessoas não nos dão valor. Agora estão nos chamando para os eventos, cursos, para discutirmos o Programa de Microbacias. Agora eu tenho orgulho de ser produtora rural”, revela.



Matéria publicada originalmente na edição 36 Jornal Pires Rural, 10/03/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar