Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Convidados, seis jovens visitam a Alemanha



Grupo durante evento "Dia da Igreja".

Seis jovens limeirenses foram convidados para participar de um intercambio realizado pela Igreja Lutera na cidade de Köhl (Colônia). Os jovens são ligados a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Limeira. Entre os dias 31 de maio e 15 de junho eles fizeram o caminho contrario de seus descendentes que colonizaram Limeira e o bairro dos Pires. O convite partiu da cidade de W, onde a Igreja Luterana mantém a Orquestra de Sopros que esteve se apresentando por aqui em abril. Segundo o Pr. Germânio Bender, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Limeira com templos no bairro Boa Vista e Pires, esse convite veio em novembro de 2006 e a Igreja na Alemanha se encarregaria de todos os custos com transporte e hospedagem e de lá até a data do embarque foi um longo período de intermediações. “A principio, foi exigido que os jovens escolhidos tivessem idade entre 16 e 25 anos e o conhecimento da língua alemã. Nossa realidade é de apenas um jovem falar alemão e ter 29 anos”, cita Pr. Germânio. “Quem mais trabalhou para eles conseguirem ir, fui eu. Foram em torno de 35 e-mails que tive que responder, todos em alemão. Coube a mim também aplicar um questionário passados por eles e fazer a seleção”, conta. Foram 11 inscritos. Desses 11, foram cinco escolhidos, um deles desistiu e o Vilmar Wasen, foi convidado, pois é o único que tem fluência em alemão. Os outros são: Marcos Behrens, Karen Cristina Schulz Correa, Luis Fernando Gerber, Tamar Georg Bender e Fernanda Dibbern dos Santos. Vilmar e Tamar fazem parte da comunidade do bairro dos Pires.
Sobre essa viagem, conversamos com três desse jovens. Foi um período de 15 dias, dividido em três etapas: Intercambio mundial de jovens de 01/06 à 05/06, com cerca de 200 jovens de 18 paises. Dia da Igreja, de 06/06 a 10/06, evento que acontece a cada 2 anos, este ano a cidade escolhida foi Colônia. Contou com um público presente superior a 100 mil pessoas, é um evento que envolve toda a cidade com palestras, workshops, apresentações musicais, cultos, seminários entre outros. Para acompanhar tudo é lançado um guia de bolso com mais de 100 páginas com todas as atrações, locais e datas. É de grandes proporções, na abertura esteve presente a 1º Ministra da Alemanha Ângela Merkel e outros políticos de alto escalão. Segundo o convidado Vilmar “foi um evento voltado para o servir dentro da Igreja Luterana. O tema desse ano foi “Hebreus 4:12” (“Porque a palavra de DEUS é viva e eficaz, e mais cortante que do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alam e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”).
Segundo os jovens a Igreja Luterana tem um papel muito forte na Alemanha, tanto que a remuneração dos pastores é feita pelo Estado. A influência dos pastores e da Igreja tem grande significado para toda a comunidade.
Para Vilmar o “intercambio, foi mais voltado para a questão cultural, mas despertou em mim ter uma vida de fé cristã ligada à sociedade como um todo e não somente dentro da Igreja ou família. Percebi que aqui no Brasil, se vive uma fé mais convicta de Palavra de Deus. Lá me pareceu meio superficial. Freqüentar igreja é como ira um clube, um ato mais social do que espiritual”, conclui.
Tamar Bender diz que o que mais chamou a atenção dela foram os eventos durante o Dia da igreja, voltados para a questão social “muitos pedidos de oferta para projetos em paises como África, projetos tratando de casos de doenças epidêmicas, perfuração de poços e meio ambiente. No Dia da Igreja toda Alemanha vem participar, de norte a sul. Encontramos mais dois grupos de brasileiros um de São Paulo e outro do Rio Grande do Sul”.
Outra a participar da viagem foi Fernanda Dibbern dos Santos disse que “entre nós, tínhamos outra expectativa que pendia para o lado espiritual do encontro. O que destacou foi a parte cultural. Conviver com pessoas de diferentes lugares, como palestinos com aquele véu sobre o rosto e as apresentações de grupos africanos. Não era uma coisa que estava acostumada. Foi muito diferente”.
A terceira etapa da viagem, de 11/06 a 14/06, foi a integração com a comunidade que os convidou.

No dia 28 de julho, os jovens estarão na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no bairro dos Pires, contando através de uma palestra como foi essa viagem para a comunidade que fazem parte, será um sábado a partir das 19:30.



 Matéria publicada originalmente na edição 44 Jornal Pires Rural, 15/07/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar