Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Escola do bairro Tatu recebe o Jornal dos Pires

A E.M.E.I.F.Rural Tenente Aviador Ary Gomes Castro, bairro do Tatu, zona rural de Limeira, tem recebido o Jornal Pires Rural pelo segundo ano consecutivo para todos os alunos. O Jornal Pires Rural tem como meta levar informação para a área rural para que as localidades possam comunicar-se entre si, através de valores culturais, educacionais, com informações que atendam às necessidades daqueles que estão distantes geograficamente do centro das cidades. Fomos recebidos pela vice-diretora Marilza Pretti e a coordenadora pedagógica Alessandra de Cássia da Silva Gomes Almeida para uma conversa sobre a utilidade do conteúdo publicado pelo Jornal Pires Rural dentro das salas de aula.Quando nos apresentaram a Escola descobrimos uma equipe dinâmica que leva muito a sério o que faz, buscando resultados através da Gestão da Qualidade na Educação, e, receber prêmios é uma constante na realidade daquela Escola.
Os prêmios:
Todos os professores já receberam do Colégio Tatuibi, “Resgatando a Memória do Educador”, Troféu Fumagalli/2000 para a profa. Simone Silva Salviatti, Prêmio Referência Nacional em Gestão/1998, Prêmio Excelência na Educação/1998/2000 – Fundação Limeira, Selo de Prata/2002, Selo de Ouro/2003.
As conquistas da equipe envolvem a opção por trabalhar arduamente pela qualidade no ensino público, um desafio, quando levamos em consideração a falta de investimento no setor. Mas estão provando que é possível, envolveram funcionários, alunos, comunidade num “espaço de todos” com responsabilidade e administração.E, se propuseram a avaliações pelo Comitê através de auditorias e dados comprobatórios. È o modelo de gestão que tem mudado as expectativas em relação à qualidade do ensino no Brasil. “A comunidade participa e usufrui do espaço e estrutura que a Escola oferece. Eles usam a quadra, fazem cursos de informática, usufruem da biblioteca. Acreditamos que o papel da Escola tem que ser referência para a comunidade local”, afirma a vice-diretora Marilza.
As matérias publicadas no Jornal Pires Rural são elaboradas com o cuidado de ser acessível para todos os leitores interessados, e para chegarem até onde os demais veículos de mídia impressa não chegam. A Escola Tenente Aviador não conseguia trabalhar jornal dentro da sala porque os pais não têm acesso a jornais. “O único acesso à leitura que eles têm são os livros infanto-juvenis que a nossa biblioteca oferece para os alunos levarem para casa. “Quando as professoras precisavam trabalhar com o jornal em sala de aula era um caos, porque nós tínhamos apenas dois exemplares disponíveis para 200 alunos, não era funcional. Quando começamos a receber o Jornal Pires Rural ficamos felizes porque o Jornal apresenta uma estrutura, então trabalhamos com o material semanalmente e com a participação dos pais em casa. Aqui não chega outro jornal a não ser o Jornal Pires Rural”, revela Alessandra.




A profa. Rafaela Apólito Rissi, ciências/matemática, está conseguindo transformar as matérias referentes a agricultura, conservação de solo, mata ciliar, cultivo de flores em aula de ciências. Já a profa. Luciana Bento Antunes, português, explora a estrutura das Receitas dos Pires através do bloco lógico com as crianças da 1ª série. Ela trabalha em conjunto com a profa. de matemática Ariane Gatti Cavina, e a mesma usa blocos geométricos associando cores com os ingredientes sugeridos na receita. Os alunos fazem a receita imaginária como por exemplo a cor vermelha corresponde ao açúcar, o círculo corresponde ao ovo. È um trabalho muito criativo por parte do educador, como ela não pode  produzir a receita dentro da escola, a criança usa a imaginação para aprender. Os alunos montam a estrutura do texto com a quantidade, a cor e a forma geométrica. Tudo isso ocorre com as receitas do Jornal Pires Rural.



 Matéria publicada originalmente na edição 42 Jornal Pires Rural, 15/06/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar