Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 11 de outubro de 2015

MANIA DE VIVER – LUIZ FRANCESCHINI – LIMEIRA

Sr. Luiz Franceschini nos recebeu em sua residência para que pudéssemos conhecer o seu trabalho artesanal. Diretor de escola aposentado, aos 74 anos exerce a função de corretor de imóveis e, nas horas vagas dedica-se á produção de casas de pássaros e mandalas.  Comercializa as peças produzidas em comércios de cidades turísticas.


Luiz Franceschini,
em sua oficina.

 Casado com a Sra. Dulce, cujo pai Alberto Sesmaria  mantinha uma escola em sua propriedade no Bairro dos Pires e sua mãe Francisca Fernandes, professora daquela escola casou-se com o Sr. Alberto. Dona   estudou na escola da propriedade da família até a 3a série, depois estudou no Colégio São José e na escola Castelo Branco quando conheceu Sr. Luiz, ambos se formaram professores.
A habilidade do Sr. Luiz vem do pai Artur. “ Eu ficava na oficina, brincava no torno, fazia peões, participava de todo o processo, sempre gostei de criar peças”, lembra Luiz.
Sua peças são produzidas com o reaproveitamento de materiais de serralherias e semi-jóias, são peças pregadas e coladas para garantir a qualidade.



Mandala Franceschini.

“ Se eu não estivesse produzindo, talvez estivesse numa praça jogando baralho e não estaria me realizando, porque eu me sinto com plena capacidade e não deixamos ( eu e minha esposa) de nos dedicar ás palavras cruzadas. A pessoa não pode se entregar ao abandono físico e mental, deve continuar se realizando” afirma Sr. Luiz.
Para Sr. Luiz o ser humano deve “cuidar” do coração, ajudar o próximo e procurar fazer alguma coisa que dignifique a própria pessoa e não se entregar á ociosidade.   



Casa de pássaros.

Recado: “ Você que mora numa chácara, num sítio ou mesmo na cidade, embeleze seu jardim ou alpendre, com uma casinha- para-pássaros. Ao ver canários da terra fazendo seus ninhos e alimentando seus filhotinhos, você se sentirá feliz, por ter contribuído por embelezar o ambiente”, Luiz Franceschini.




Matéria publicada originalmente na edição 38 Jornal Pires Rural, 15/04/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar