Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 11 de outubro de 2015

OS RIOS PEDEM SOCORRO




É de grande importância que a comunidade acesse conhecimentos a fim de interferir, através de uma política onde haja o diálogo, e se conscientize sobre os cuidados com a água. Os objetivos específicos são compreender que a ação incorreta do homem interfere no equilíbrio do ambiente e perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com os rios e a conscientização da comunidade sobre danos à ecologia que são conseqüência do desmatamento, erosão, poluição, uso incorreto de agrotóxicos e assoreamento dos rios e que tudo isto leva à escassez da água e à precariedade dos mananciais.
As matas ciliares são sistemas de vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental, portanto devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento rural sustentável. A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais  recursos naturais: a água . E as principais funções da mata ciliar são: controlar a erosão nos cursos d’ água, evitando o assoreamento dos mananciais, minimizar os efeitos das enchentes, manter a quantidade e a qualidade das águas, filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos  como agrotóxicos e fertilizantes e auxiliar na proteção da fauna local.
AREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP)
São áreas protegidas por lei desde 1965( lei 4.771), quando foi instituído o Código Florestal, cobertas ou não por vegetação nativa com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.     
Engª Agrª Margarida D.Paes Delgado

Casa da Agricultura de Engenheiro Coelho



Matéria publicada originalmente na edição 40 Jornal Pires Rural, 15/05/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar