Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

domingo, 10 de janeiro de 2016

Agricultores de Engenheiro Coelho


Trator tipo Plantadeira

Agricultores de Engenheiro Coelho contemplados com equipamentos para aumentar a patrulha rural foram homenageados com a chegada dos equipamentos e na ocasião um churrasco foi oferecido no salão da terceira idade da cidade.
Os implementos roçadeira, pulverizador e barra de pulverização, plantadeira de milho para plantio direto e um trator serão utilizados pelos associados das duas associações das microbacias hidrográficas, ao total serão 55 membros beneficiados. Pela Associação da Microbacia do Córrego do Guaiquica falou seu presidente Orides Cardoso de Moraes, “Essas maquinas são importantes para os pequenos produtores. Para aquele pessoal que tem de 1 a 3 alqueires de terra. Vários deles irão se beneficiar. Além do trator temos a plantadeira de milho que utilizaremos para plantar soja, ela também veio para incentivar o plantio direto. Acho muito importante esse tipo de pratica porque evita, por exemplo, o assoreamento dos córregos. Utilizo esse tipo de plantio em minha propriedade”, comenta.
Outro presidente de Associação da Microbacia do Córrego dos Corrêa Irineu Andrade destaca que “Vamos trabalhar em conjunto para que os produtores do município sejam favorecidos, primeiramente aqueles que fazem parte da associação. Para melhor aproveitamento estamos pensando em fundir as duas associações (Guaiquica e Corrêa) para que não fique naquela “Ajuda uma e não ajuda a outra”. Além de poder contar com o apoio para as duas associações da Eng. Agr. Margarida Paes, da Casa da Agricultura. Produzimos entre outros laranja, mandioca e milho. Torço pelo sucesso no uso desses equipamentos sei que muitos tem seu tratorzinho, mas tem certa deficiência, os equipamentos e a assistência técnica vem para auxiliá-los em muito.
Luis Oda, presidente do Conselho Rural de Engenheiro Coelho, foi um dos incentivadores para a parceira de sessão dos equipamentos ser viável entre prefeitura e agricultores. Ele comentou que “A entrega desses equipamentos pela prefeitura mostra o apoio aos agricultores e alivia a prefeitura na administração dos problemas da área rural. Cabe as associações definir onde e como utilizar a patrulha rural. Foi um exemplo que trouxe de Artur Nogueira, pois participo das reuniões do Conselho Rural Regional e pensando em copiar o que tem de melhor e trazer para cá. Ainda é pequeno o numero de maquinas e a idéia é que não fique sendo administrado pela prefeitura, um dos pontos do acordo. Inicialmente a prefeitura cederia um tratorista ate as associações formarem um caixa e se tornar independente. Como foi dito serão duas Associações beneficiadas, que trabalharão em conjunto mais o apoio da assistência técnica da Casa da Agricultura”, conclui.
O diretor da Casa da Agricultura Adailton Fávero salientou que “Fomos atrás da parte mais necessária no momento que é a plantadeira. Necessitamos de mais implementos, mas já é um começo. Temos em vista novos projetos e mais equipamentos. Isso é importante porque nossa região é agrícola e isso representa 95% de arrecadação para o nosso município. O prefeito Mariano Franco de Oliveira esta dando total apoio a agricultura que hoje estamos fazendo esta homenagem aos agricultores”.

Para o prefeito de Engenheiro Coelho Mariano Franco de Oliveira “Essa é uma contribuição da prefeitura para os produtores rurais de médio e longo prazo. Para melhorarem as suas terras e ampliarem a renda. Isso é parte de nossa meta de governo. Programa serio voltado para todos do município. O setor agrícola sempre colabora para aumento de nosso ICMS. Pelo nosso incentivo eles produzem mais e o município arrecada”, finaliza.


Matéria publicada originalmente na edição 51 Jornal Pires Rural, 15/09/2007-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. 
Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar