Jornal Pires Rural - Há 13 anos revelando a agricultura familiar

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ROMARIA DE MULHERES




No dia 27 de junho um grupo de 77 mulheres percorrerão 328 km a pé de Limeira a Aparecida, SP. Serão nove dias caminhando 38 km (varia até 45) todos os dias, com uma bagagem mínima com kit bolhas, artrite, sem o conforto da própria cama  e chuveiro. Percorrerão um caminho onde resistência física não é o suficiente. É preciso resistência e mais um pouco, porque o cansaço é cumulativo e quando o corpo não corresponde é necessário ter equilíbrio espiritual para atingir a promessa da chegada.
A Romaria de mulheres da Casa de Apoio Romeiros de Aparecida, CARA, surgiu do desejo das mulheres dos romeiros  da Comunidade Divino Espírito Santo, que já percorrem esse caminho há 23 anos (este ano participaram 150 romeiros  para a  caminhada de 7 dias). No dia 12 de outubro de 2004 foi realizada a primeira reunião com o Sr. Valdevino Vieira para eleger uma coordenação para organizar a primeira Romaria de Mulheres. Foram nomeadas Geni Alcaraz Gamis, Gislene Andrade Ferreira Guedes, Gisélia F. Osava, Idalina J. C. Galina.
 “A partir daí, elaboramos o regimento; foi feito uma programação para o treino, o valor de inscrição de R$ 270,00 e a obrigatoriedade da participação do retiro espiritual (3 dias), assinar um termo de responsabilidade sobre a avaliação médica. Não se tinha noção da distância diária a ser percorrida. Então, o grupo foi até a cidade de Piracicaba e voltou para Limeira a pé. Desta forma, foi calculada a média diária do grupo (21 mulheres)”, afirma Geni Alcaraz Gamis.
Nesses quatro anos de Romaria, o grupo aumentou de 21 para 77 mulheres, ganhou estrutura, experiência e tem muitas histórias para nos contar. São experiências de pessoas que se inscrevem com a convicção de chegar até Aparecida para poder agradecer e pedir a graça da volta no próximo ano. “Acontecem fatos inusitados e imprevisíveis como, por exemplo, ter bolhas nos pés num ano e no outro não, aquelas que têm problemas de coluna, artrose, artrite, podem ter crise ou não. Já aquelas que fazem a inscrição temendo o que pode acontecer sempre têm histórias de torções nos joelhos ou pés. A determinação é um fator que influencia muito para que a romeira possa chegar bem” afirma Idalina.
“ Temos o exemplo da Dona Teresinha, 68 anos, apresenta problemas de saúde como artrite, artrose, muitas dores, não apresenta um porte atlético e nos surpreende. Ela caminha com um cajado, sem reclamar, segue adiante, e num dos piores trechos da Rodovia Fernão Dias ela tira de letra. Quando preciso, cede o cajado para as mais novas subirem o morro. Trata-se de um caso tão motivador que ela trouxe uma amiga, a Dona Penha. É muito importante controlar a dor”, afirma Gisélia.
As orações durante o percurso mantêm o grupo unido na fé e o passo firme. As orações iniciam ao acordar, na hora das refeições, à tarde, ao deitar-se. Aquelas que não  sentirem a necessidade de rezar, não são obrigadas, mas devem permanecer com o grupo.

No dia 27 de junho o grupo partirá da Comunidade Divino Espírito Santo após missa marcada para as 05:00h da manhã. Boa Viagem! 


Matéria publicada originalmente na edição 63 Jornal Pires Rural, 31/05/2008-www.dospires.com.br]
Em comemoração aos 10 anos do início do Jornal dos Pires, logo acrescentado o Rural, tonando-se Jornal Pires Rural, estaremos revendo algumas das matérias que marcaram essa década de publicações, onde conquistamos a credibilidade, respeito e sinergia com nossos leitores e amigos. Quase sem querer iniciamos um trabalho pioneiro para a área rural de Limeira e região, fortalecendo e valorizando a vida no campo, que não é mais a mesma desde então… 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo

Logo
Há 13 anos revelando a agricultura familiar